segunda-feira, 27 de junho de 2011

IMPORTANCIA DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

http://www.prac.ufpb.br/anais/IXEnex/iniciacao/documentos/anais/4.EDUCACAO/4CEDFEMT01.pdf
Clique acima para ler o texto completo e entenderes a importancia do curso de Sociologia de Educação na Faculdade de Educação. Prof. Ph.D. Martinho Kavaya


Resumo
Este trabalho resulta de reflexões do projeto de Monitoria: A contribuição da Sociologia da
Educação na formação de educadores no curso de Pedagogia da UFPB, e tem por objetivos:
identificar a importância da Sociologia da Educação (SE) na formação docente, analisar as
obras clássicas da SE e sua importância e influência na prática educativa e identificar as
concepções que os alunos e professores do curso de Pedagogia da UFPB têm da contribuição
desta disciplina para a formação do educador. Dentre os inúmeros enfoques sócioeducacionais
discutidos na SE, abordamos os paradigmas clássicos do consenso e do conflito
representadas por Durkheim e Marx, as teorias críticoreprodutivistas
de Althusser, Establet &
Baudelot e Bordieu & Passeron. Para fazer um panorama da visão dos diversos sujeitos do
curso de Pedagogia sobre a formação de educadores, investigouse
através de questionários
aplicados com alunos ingressantes e préconcluintes
e com professores do Centro de
Educação da UFPB, a concepção destes sobre a influência da SE, seus conteúdos, autores e
temas na formação docente e na prática educativa. Esta pesquisa resultou na afirmação da
importância da SE para analisar a sociedade sob o prisma de vários olhares, compreender a
realidade sócioeducacional
e, assim, promover uma educação crítica transformadora.

Nenhum comentário: